Laser Íntimo Dói?

O laser vem sendo utilizado cada vez mais na ginecologia. O chamado laser íntimo tem diversas finalidades no papel do rejuvenescimento íntimo. As mais conhecidas certamente são para melhora do ressecamento vaginal e melhora da incontinência urinária, principalmente em mulheres na menopausa. 

Com a menopausa, a diminuição do hormônio estrogênio leva a uma redução na produção de colágeno e consequente afinamento da pele e mucosa, com ressecamento vaginal, irritação, desconforto para urinar e incontinência urinária. Essas alterações atrapalham a qualidade de vida da mulher e prejudicam também a vida sexual. O uso do laser vaginal para rejuvenescimento íntimo e tratamento de ressecamento vaginal e genital é feito com pelo menos 3 sessões, com intervalo de 30-60 dias e o efeito costuma durar cerca de 12 meses. 

Mas o rejuvenescimento íntimo vai muito além.  O laser é capaz de realizar o clareamento da vulva, melhorar frouxidão da vulva e vagina, tratar cicatrizes e verrugas. Para as mamães que acabaram de ter filho e se encontram no puerpério, o laser ajuda no retorno da lubrificação e melhora da perda de urina.

Dra. Carolina Lemos Ginecologista em São Paulo-SP

É comum que as pacientes venham apreensivas ao consultório para a realização do laser íntimo, principalmente no laser vaginal. Por ser a região íntima uma área muito sensível, é normal que haja apreensão em saber se o laser íntimo dói. A resposta é não. A aplicação do laser vaginal é totalmente indolor.  A paciente pode sentir certo desconforto ou pressão, mas toleráveis. Já a região externa de vulva, períneo, grandes e pequenos lábios, é uma área com maior inervação e, por isso, mais sensível aos efeitos do laser. Então um creme anestésico é aplicado antes do procedimento e a potência do laser ajustada para que a mulher não sinta dor. 

O laser íntimo não costuma ter muitos efeitos colaterais.  A vulva pode apresentar vermelhidão logo após a sessão. Compressas geladas ajudam a aliviar o processo. Na vagina, o laser costuma causar calor apenas durante a sessão. É aconselhável o uso de cremes hidratantes após.
 
O uso do laser íntimo na ginecologia vem ganhando muito espaço e tem sido um aliado na melhora da atrofia genital feminina. O custo do laser íntimo dependerá do tipo de laser utilizado, da técnica e da área onda será aplicado.

Gostou do assunto? Deixe sugestões de temas que gostaria de ver por aqui.

Para saber mais informações sobre o laser íntimo e valores, agende uma consulta com a Dra. Carolina Lemos, especialista em Ginecologia e Obstetrícia em São Paulo – SP.



Comentários0

Seja o primeiro a comentar!


Pergunte para a Dra. Carolina Lemos

Preencha este campo.
Obs: Não divulgaremos seu e-mail.
Preencha este campo.
Preencha este campo.