O que são Pólipos no Útero?
Pólipos no útero são muito comuns entre as mulheres, principalmente na pós-menopausa. São decorrentes de um crescimento exagerado do epitélio mais interno do útero, o endométrio. Podem chegar a uma prevalência de 50% nas mulheres.
Os pólipos podem aparecer no corpo do útero, chamado de pólipo endometrial, ou no colo do útero, o pólipo endocervical. Podem ser únicos ou múltiplos; variam em diâmetro, de alguns milímetros a centímetros; e se desenvolvem em qualquer parte da cavidade endometrial.
A sua causa não é bem definida, mas fatores genéticos, obesidade, síndrome do ovário policístico, menopausa tardia ou tumores produtores de estrogênio parecem estar associados.
É muito comum que a mulher chegue na consulta ginecológica sem entender o que é pólipo endometrial ou se ele é grave. Muitos pólipos são achados de ultrassom transvaginal e, apesar de comuns, as mulheres entendem pouco sobre eles. A seguir veremos mais o que os pólipos causam e o seu tratamento.

Pólipo Uterino
Sintomas de Pólipo Endometrial e Endocervical
A maioria dos pólipos são assintomáticos. Alguns são descobertos nos exames de rotina, como o ultrassom transvaginal. Outros costumam causar sangramento vaginal anormal em pacientes na pré e pós-menopausa. Diante de um quadro de sangramento anormal, um ultrassom
ou uma histeroscopia são solicitados e podem encontrar o pólipo.
Pólipos são encontrados em 16,5 a 26,5% das mulheres com infertilidade sem causa aparente. Eles não engordam e não são causa de dor pélvica.
Como é Feito o Diagnóstico de Pólipo Uterino?
O pólipo endometrial é caracterizado no ultrassom transvaginal como uma imagem nodular hiperecogênica. O ultrassom não dá o diagnóstico de pólipo, mas sugere a sua presença. Outro achado sugestivo de pólipos no ultrassom é a presença de um espessamento endometrial.
Para confirmar o seu diagnóstico, deve ser realizada uma histeroscopia diagnóstica, em que uma câmera irá observar diretamente a imagem polipoide no interior do útero. A realização de biópsia para estudo anatomopatológico dá a confirmação histológica de pólipo.

Pólipo Uterino
Pólipo Endometrial é Câncer?
Diferente de pólipos que podem aparecer em outras partes do corpo, como intestino, a grande maioria dos pólipos uterinos não são malignos, ou seja, não são câncer ou pré-câncer.
Entretanto, apesar de baixo, existe um risco do pólipo ser maligno em cerca de 3% dos casos. As chances aumentam para 5% em caso de sangramento associado. E em mulheres na pré-menopausa esse risco é menor.
Tratamento para Pólipo Endometrial
O tratamento do pólipo endometrial é sempre cirúrgico e consiste na sua retirada por completo. A biópsia pode ser realizada antes da cirurgia de retirada do pólipo, mas mesmo com a biópsia sem alterações, a realização da cirurgia é necessária.
Nenhum remédio ou tratamento medicamentoso consegue prevenir ou curar os pólipos endometriais e do colo do útero.
Quando Retirar o Pólipo?
O tratamento com a retirada dos pólipos uterinos, ou polipectomia, está indicado em casos de sintomas de sangramento ou infertilidade.

Pólipo Uterino
Indicado também quando há fatores de risco que aumentam as chances de malignidade, como na pós-menopausa, pólipos grandes e uso de tamoxifeno. Mesmo que assintomáticos, é importante a retirada do pólipo nesses casos para estudo anatomopatológico e confirmação de lesão benigna ou maligna.
Histeroscopia Cirúrgica para Retirada de Pólipo
A retirada do pólipo ou polipectomia é feita através da cirurgia de vídeo-histeroscopia. Essa é uma das principais indicações de histeroscopia cirúrgica. Neste procedimento, a cavidade uterina é acessada com um instrumental de pequeno calibre acoplado a uma câmera, que entra pela vagina, segue pelo colo do útero até o interior do útero, sem a necessidade de cortes, sendo considerada uma técnica minimamente invasiva.
A histeroscopia cirúrgica para retirada de pólipo pode ser feita tanto com o aparelho de ressectoscópio quanto com o sistema de ótica de menor calibre. Portanto, pode ser feito tanto no centro cirúrgico sob anestesia, quanto no consultório com a mulher acordada. A possibilidade da realização da cirurgia ambulatorial irá depender do tamanho do pólipo e tolerância da paciente a dor.
A técnica para a polipectomia histeroscópica consiste sempre na abordagem da base da lesão, para que todo o pólipo seja removido e encaminhado para estudo anatomopatológico.
É importante saber que pólipos uterinos, mesmo quando retirados completamente, podem aparecer novamente no mesmo lugar ou em lugares diferentes. Caso haja necessidade, uma nova histeroscopia cirúrgica deve ser realizada.
Como Fica a Menstruação Após a Retirada de Pólipo?
Como os pólipos são causas de sangramento uterino anormal, a polipectomia tende a regularizar o fluxo menstrual. Um sangramento leve é esperado após o procedimento e a menstruação tende a regularizar após um a dois ciclos menstruais.
Caso seja portadora de pólipo no útero, endometrial ou endocervical, marque uma consulta com uma ginecologista especializada em histeroscopia.
Agende uma consulta com a Dra Carolina, especialista em histeroscopia e laparoscopia em São Paulo – SP. Título de Especialista em Endoscopia Ginecológica pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Atendimento particular no consultório.

Pólipo Uterino
DRA CAROLINA LEMOS
Ginecologista em São Paulo - SP
Dra. Carolina Lemos é uma ginecologista e obstetra que valoriza confiança e informação. Sua abordagem leve e acolhedora transforma consultas em ambientes agradáveis. Especialista em cirurgia minimamente invasiva, foca em cuidados personalizados para a saúde feminina.
CRM SP 204509 - RQE 108607
Agende sua ConsultaCONHEÇA OUTRAS ESPECIALIDADES
Explore as demais especialidades da Dra. Carolina Lemos.
Cirurgia de Cisto no Ovário: Ooforectomia e Ooforoplastia
Tipos de cisto e tumores de ovário e suas indicações cirúrgicas.
Tratamento com Especialista em Endometriose
Conheça os Sintomas, Tratamento e Cirurgia de Endometriose
Consulta Ginecológica de Rotina
A consulta ginecológica envolve a saúde e bem-estar da mulher. Entenda o que deve fazer parte do check up ginecológico.
Histerectomia Laparoscópica em São Paulo
Conheça mais sobre a cirurgia de histerectomia, indicações e a videolaparoscopia ginecológica
Miomectomias e tratamento para mioma uterino
Entenda sobre a miomectomia e outras opções de tratamento
Histeroscopia Cirúrgica em São Paulo
Saiba como é feito e para que serve a histeroscopia cirúrgica!
Tratamento para Pólipo Uterino
Conheça os Sintomas, Tratamento e Cirurgia de Pólipos Uterinos
Implante ou Chip Anticoncepcional
Conheça as indicações, como funciona e efeitos colaterais
Inserção de DIU
Conheça mais sobre os DIUs hormonais e de cobre. Veja como é o processo de inserção.
Laser Íntimo em São Paulo
Conheça mais sobre o laser íntimo e vaginal.
Tratamento para HPV e Verrugas Genitais
Saiba mais sobre o tratamento para verrugas genitais por HPV.